top of page
Writer's pictureJuliana Junger

Feminismo e o dia da mulher

Updated: Jun 12, 2020


Para começar, vamos ao dicionário como gosto de fazer:

fe·mi·nis·mo  (francês féminisme)

substantivo masculino

Movimento ideológico que preconiza a ampliação legal dos direitos civis e políticos da mulher ou a igualdade dos direitos dela aos do homem.

Priberam.pt

A origem do feminismo:

Foram várias ondas (e ainda são e serão), mas atribui-se que teve início na época da Revolução Francesa, com o Iluminismo.

A história dos movimentos feministas modernos no ocidente é dividida em três “ondas”.[9][10] Cada uma é descrita como preocupada com diferentes aspectos dos mesmos temas feministas. A primeira onda refere-se ao movimento desde o século XIX até o começo do século XX, que lidou majoritariamente com o sufrágio das mulheres, direitos trabalhistas e educacionais para mulheres e garotas. A segunda onda (década de 60-80) lidava com a desigualdade das leis, bem como as desigualdades culturais, e com o papel da mulher na sociedade. A terceira onda (fim da década de 1980-começo da década de 2000) é vista tanto como uma continuação da segunda onda e como uma resposta às falhas nela percebidas.[11]

Educação UOL, Wikipedia

(desculpem a fonte bibliográfica simplificada)

E para uma melhor compreensão:

ma·chis·mo 

substantivo masculino

1. Modos ou atitudes de macho.

2. Ideologia segundo a qual o homem domina socialmente a mulher.

Priberam.pt

Portanto, FEMINISMO em momento algum é dizer que as mulheres são melhores, e EM MOMENTO NENHUM é dizer que as mulheres são seres especiais, delicados e inigualáveis. Por isso, tendo em vista essas informações acima, se você (seja você homem ou mulher) acha que o dia da mulher deve ser "comemorado" com flores, presentes, jantares, poemas ou um simples "parabéns por ser mulher", talvez seja melhor você abandonar a ideia de ler este texto. Não precisamos concordar em tudo para sermos amigos e eu prefiro que você faça outra coisa mais interessante para você com os próximos minutos para evitar um desentendimento desnecessário entre nós. Caso você esteja interessado em saber o meu ponto de vista sem compromisso ou se já entendeu aonde eu quero chegar, vamos lá!

Desde que sou adolescente levo com telefonemas ou parabenizações ao vivo de amigos, pretendentes, colegas de trabalho ou até mesmo totais estranhos (como esse ano pelo LinkedIn) pelo dia internacional da mulher. Todo dia 08 de março tem alguém que acha que a única razão desse dia existir é reconhecer como as mulheres são importantes, mães, donas de casa, pacientes, cheias de amor blá blá blá blá blá blá. Durante a vida a gente vai absorvendo informações e eu em algum momento e através de alguém (ou mais de uma pessoa) escutei a frase "dia da mulher é todo dia" e, mesmo sem entender o que isso realmente significava, adotei essa filosofia. E eu quando adoto alguma coisa, morro abraçada, não largo mais (em geral). Então desde adolescente eu sentia uma certa irritação com esses "parabéns por ser mulher", "parabéns pelo seu dia". Desculpa, o "meu" dia é o dia do MEU aniversário. E está me dando parabéns por que? Eu por acaso sentei um dia e, dentre as opções disponíveis, escolhi ser mulher? Tudo bem que esse dia está quase chegando, mas não é por aí. Eu nasci mulher, não tive escolha. Adoro ser mulher e estou satisfeita com o que sou, mas se tivesse nascido homem acho que adoraria do mesmo jeito. Independente da minha orientação sexual e até mesmo independente do fato de algumas mulheres optarem por "virar" homem através de tratamentos hormonais ou cirúrgicos e vice-versa, quando se fala do dia da mulher não se fala de uma opção, e é justamente esta a questão.

O dia internacional da mulher não é um dia de exaltar a feminilidade e tudo o que a acompanha, foi um dia criado POR MULHERES cansadas de sofrerem POR SEREM MULHERES para marcar o movimento de REVOLUÇÃO e revolta contra a sociedade machista e excludente NO MUNDO TODO.  Não é um dia de parabenizar ninguém, e considero até uma ofensa e uma desvirtuação do assunto o que a maioria das pessoas faz com presentes e poemas. Esse é um dia para refletir o atraso da nossa evolução como seres humanos e a vergonha que é ainda termos diferenças de salário, de direitos e de tratamento interpessoal que estão relacionadas ao sexo das pessoas. E, pelo menos para mim, poderia até mudar de nome: dia internacional do preconceito. Porque sabemos que o que não falta é pauta sobre este assunto. 

"Numa mulher não se bate", verdade. Mas num homem se bate? Então se o seu filho brigar na escola com outro menino "tá tudo bem, é normal, coisa de macho", mas se brigar com uma menina é porque é covarde?  Se a sua filha levar uma bordoada de um menino o correto é dizer, "deixa pra lá minha filha, ele é menino imaturo"? Ou se ela se empombar com alguma atitude ridícula de um menino você vai dizer para ela não se meter? Você faria o mesmo se tivesse um filho homem? Melhor ainda, você diz coisas diferentes para a sua filha e para o seu filho? Me desculpe, se você faz isso, você é machista. Você está reforçando um comportamento milenar de preconceito. Óbvio que não precisa ser um gênio para entender que eu não estou advogando a porradaria geral e indiscriminada, nem estimulando a violência física ou psicológica entre quem quer que seja. Só estou dando um exemplo de como o nosso preconceito está tão enraizado que às vezes fica até difícil de enxergar. Existem mulheres que ganham a vida lutando MMA. Por exemplo. E se eu fosse homem não me arriscaria a dar parabéns para elas no dia das mulheres.

As carreiras e hobbies associados a virilidade e masculinidade são ainda fechados para mulheres. Estamos entrando cada vez mais, mas não é nem de perto igual e é quase sempre visto com surpresa. Copa do mundo feminina? Corrida de fórmula 1? Presidente? CEO? Em todos esses setores existem mulheres, mas o número é esmagadoramente menor e a qualidade de vida delas em comparação com os homens é ridiculamente inferior. Isso sem contar com os padrões de comportamento, que não vou nem abordar aqui porque senão o texto vira tese de pós-doutorado. Por que? Porque isso não é coisa de mulher? Porque lugar de mulher é na cozinha? É cuidando dos filhos, com tanta bondade no coração que TODAS têm? Então homens não cuidam de filhos? Não cozinham? Desculpem, se vocês pensam assim, vocês são machistas. Se um homem que de livre e espontânea vontade gerou um filho com a mulher que ele escolheu para ser a mãe do rebento não é capaz de perder um dia de trabalho para cuidar do filho enquanto a mulher vai para o trabalho dela, se um homem não é capaz de chegar do trabalho cansado e fazer o jantar pra sua família... desculpem. É muito machismo!

Por mais que sejamos diferentes, SOMOS TODOS IGUAIS. Porque somos todos seres humanos e temos todos o direito a sermos felizes. Temos o direito e o dever de participar da educação dos filhos, da manutenção da casa, da nossa alimentação e da nossa saúde, dentre outras coisitas mais. Uma sociedade e, pra começo de conversa, um relacionamento saudável são aqueles onde o nosso bem-estar é tão importante quanto o do outro. Onde todo mundo faz uma contribuição para melhorar a própria vida e a do outro. Existem alguns estudos que mostram que entre casais, a soma do percentual do que um acha que o outro contribui sempre dá menos do que 100% e a soma do percentual do que cada um acha que contribui sempre dá mais de 100%. Podemos aplicar estes dados para o convívio em sociedade em geral. Que tal a gente tentar inverter essa proporção? Que tal fazermos mais, cobrar menos e vivermos mais plenos e mais felizes? Se um dia conseguirmos, o dia da mulher, assim de repente, deixará de existir. Os preconceitos deixarão de existir. Até lá, por favor, não me dê os parabéns no dia 08 de março. Me dê os parabéns sim, no aniversário do dia da minha formatura da faculdade de Medicina, do meu mestrado, da minha contratação no meu trabalho atual, das fotos bonitas que eu tiro. Se você quer "comemorar" o dia das mulheres, ensinem aos seus filhos (e a vocês mesmos) que o respeito e o cuidado não é limitado ao sexo do outro ou a qualquer outra característica. E na verdade, nem pelo fato de o outro ser humano, porque todos os seres que habitam o nosso planeta também merecem respeito. Aí sim, no dia 08 de março de todos os anos, você ganhará os meus parabéns, mesmo que você seja homem. 


31 views0 comments

Recent Posts

See All

No meu colo

bottom of page